Irving Penn

o último retrato Carol Tretini - Vogue 2007

o último retrato feito por Mr.Penn com a top Carol Trentini - Vogue 2007

Morreu ontem (07/10) aos 92 anos em NY, Irvin Penn, um dos maiores fotógrafos do século 20.

Nascido em Nova Jersey, em 1917, Penn estudou design e pintura no Philadelphia Museum School of Industrial Art e trabalhou como assistente na Harper’s Bazaar em 1939.

Em 1943 foi contratado por Alexander Liberman – diretor editorial da Condé Nast – para dar idéias para as capas da revista Vogue. Como os fotógrafos ignoravam as recomendações de Penn, ele mesmo resolveu executar sua idéia e decidiu fotografar-la. A imagem que levou para Liberman foi a primeira das mais de cem capas da Vogue, criadas a partir de suas fotografias. Foi ele também o primeiro a colocar ilustração numa capa de revista.

Tecnicamente, tornou-se um virtuoso, utilizando diferentes câmeras e equipamentos para diferentes trabalhos conforme suas necessidades estéticas. Mas usava sempre fundos simples, cinza ou brancos, montados em estúdio, fosse no Brooklin com modelos (sua esposa Lisa Fonssagrives), artistas, aristocrátas ou em algum lugar do mundo, onde montava um estúdio portátil para fotografar aborígenes e hippies. Penn acreditava que o fundo neutro captava a verdadeira natureza, que cenários limpos enfatizavam a modelo, roupa ou acessório fotografado.

Não importava se a foto era um retrato, still ou moda, Penn tratava seu trabalho com perfeição e poderia passar dias fotografando um único objeto ou levar seus modelos a exaustão até que a foto saísse perfeita sob seu olhar.

Certa vez disse que “Fotografando um bolo pode ser arte”. E fez de pontas de cigarro, flores e vasos, fotografias de arte. Seus trabalhos estão expostos no Metropolitan Museum of Art de NY, na Getty Center em Los Angeles, na Pace/McGill Galery e leiloados na Christies com um preço estimado de pré-venda de US $ 40.000 a 60.000 dólares. Uma foto de Penn “Cuzco Children” foi vendida ano passado por impressionantes US $ 529.000 dólares.

Penn nunca deixou de trabalhar, seu último retrato foi da modelo brasileira Carol Trentini para a Vogue America de 2007.

Lisa Fonssagrives

Lisa Fonssagrives Penn - 1950

Capa da Vogue - anos 50

Capa da Vogue - anos 50

Vogue - anos 50

Vogue - anos 50

Vogue- anos 60

Capa da Vogue- anos 60

Gisele - 1999

Gisele - 1999

Kate Moss - 1996

Kate Moss - 1996

Pablo Picasso - 1957

Pablo Picasso - 1957

a foto "Cuzco Children" - 1948

a foto "Cuzco Children" - 1948

still life- 1967

still life- 1967

Fotos: Reprodução

Fontes: Portal SPFW, Fine Art Gallery, MC Gill Galery, Almanaque UOL

0 Responses to “Irving Penn”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: